O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 a 30 anos.
Não, você pode utilizar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis. A concessionária deverá trocar o relógio de força por um relógio bidirecional.
Sim. Se você tem um gerador de energia solar você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento na sua cidade.
Depende. Se o sistema for Off grid (independente) sim, você estará livre das quedas de energia, se o sistema for grid tie (dependente) não, pois este modelo de atua de forma sincronizada com a rede elétrica
Não, pelo contrário, muito barata. A manutenção geralmente é realizada semestralmente onde o próprio usuário pode realiza-las, com limpeza apenas utilizando pano úmido e detergente neutro.
Entre 4 e 9 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo. Depois que a energia solar se paga você terá energia grátis!
Uma instalação de um sistema de pequeno a médio porte leva em média de 2 a 4 dias. Geralmente com pouca de interferência no imóvel.
Sim. Os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. Na verdade, mesmo em dias nublados há radiação mais do que suficiente para a geração de energia.
Não, infelizmente a maioria das Distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e além disso tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também. Mas você consegue reduzir em até 95% o que você paga na conta de luz.
Não, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente vai virar um crédito para você e esses créditos tem 36 meses de validade contando do mês que foi criado. Ou seja, o projeto deverá ser dimensionamento para a realidade do seu consumo.